Livros sobre design para ler o verão 2021 - Designer Jandreh Hofstetter

4 Livros sobre design para você se inspirar e ler no verão 2021

Aproveite o verão 2021 para adquirir novos conhecimentos ou aprofundar seus estudos em design com essa recomendação de livros.

O mundo precisa do design mais do que nunca. A pandemia mudou nossos hábitos e também nos mostrou o quanto precisamos ter a capacidade de nos adaptar a eventos inesperados. E o design precisa se colocar à serviço desse desafio que temos pela frete.

O design por sua vez, se mostrou eficiente nesses últimos meses, com profissionais de diversas áreas do design criando produtos e tecnologias para este novo momento. Além disso, a pandemia também reforçou o quanto é valioso termos conhecimento multidisciplinar justamente para pensar em soluções a curto prazo.

Como designers, temos o dever de construir e projetar um mundo que desejamos através da nossa criatividade. Seja com produtos conscientes ou com geração de valor e experiências boas para o dia a dia das pessoas.

Pensando nisso, minha recomendação de livros para o verão 2021 contempla um pouco desse pensamento. Para que, quem, como e quando criar design.

Nesse sentido, essa lista de leitura engloba o design emocional, neurodesign, sprint com métodos para testar e aplicar novas ideias até como gerenciar equipes das quatro gerações no ambiente de trabalho.

1. Design emocional: por que adoramos ou detestamos os objetos do dia a dia

Em resumo, este livro do Donald Norman é uma obra incrível, onde ele aborda a emoção sob a perspectiva do design com objetivo de construir experiências agradáveis.

Acima de tudo, o livro busca responder porque adoramos ou detestamos objetos do dia a dia. E dessa forma, o autor revela que a melhor coisa que designers podem fazer é pôr ferramentas nas mãos das pessoas para que elas transformem suas coisas e lugares em suas próprias coisas e lugares. Ver o livro

2. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias

Sprint é um livro tanto para especialistas quanto para iniciantes e equipes de todos os tamanhos. Assim como também, para qualquer ideia que você deseja colocar em prática, este é o livro.

Contudo, o método escrito por Jake Knapp tem maior eficácia em projetos que demandam times para colocar a ideia em prática. Basicamente o objetivo é ensinar os passos para criar, testar e colocar em prática uma ideia em apenas 5 dias. Ver o livro

3. Neurodesign: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores

O livro Neurodesign (inglês) ou Neuromarketing (como foi traduzido para o Brasil), reúne insights sobre neurociência e técnicas de design para obter resultados em suas iterações com clientes e consumidores.

Nesse sentido, o autor Darren Bridger aborda o equilíbrio entre a criatividade e neurociência no design moderno. Ver o livro

4. Conflito de gerações: desafios e estratégias para gerenciar quatro gerações no ambiente de trabalho

No atual ambiente de trabalho coexistem quatro gerações que são os Baby Boomers, Geração X, Milleial e Geração Z. E para que essas equipes de pessoas com perspectivas distintas possam conviver no mesmo ambiente de trabalho, a autora especialista em RH Valerie Grubb apresenta recomendações para contribuir numa organização diversificada e multigeracional.

Sobretudo, é um livro que aborda diversos exemplos e apresenta soluções realistas para cada perfil de organização. Se você lidera equipes ou até mesmo tem curiosidade em aprender sobre essas quatro gerações, o livro da Valerie vai te ajudar muito. Ver o livro

Se acaso você ainda não viu a recomendação de livros da primavera 2020, confira aqui a lista de livros que selecionei.

Por fim, espero que você se inspire na minha recomendação com a lista de livros para ler no verão 2021 e que possamos compartilhar ideias sobre o futuro do design.

Ficarei feliz em saber de você sobre o que achou da leitura.

Boas leituras.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Estude mais

Leia todos os dias

Leia todos os dias um capítulo ou uma parte de um livro que te inspira e te ajude a se

Caracteres especiais

Lista com mais de 4000 caracteres especiais como por exemplo, letras e símbolos html.