Frente à pandemia, a sensação de desespero é nítida. A pergunta é: e agora?

O que vai acontecer? Foi o que eu senti quando a OMS declarou uma pandemia gerada pelo Covid-19. Até porque, o mundo não está preparado para uma pandemia. No entanto, precisamos lidar com a realidade.

E numa época como esta, será que você está conseguindo fazer as escolhas adequadas para administrar sua empresa na pandemia? Esse é um desafio que nós da 4ED também enfrentamos. Para isso, identificamos algumas estratégias que também podem contribuir para o seu negócio.

“Reclamar não é uma estratégia. Temos que lidar com o mundo tal como ele é, e não tal como gostaríamos que ele fosse.” Jeff Bezos

4 Dicas para encontrar oportunidades na pandemia:

1. Entender como a pandemia afeta o seu negócio e adaptar-se.

Nesta pandemia gerada pelo COVID-19, alguns setores são mais afetados do que outros. Como por exemplo, empresas ligadas a turismo e hotelaria que também terão desafios maiores para se recuperar. No setor da educação, nós da 4ED escola de design, suspendemos todos as aulas presenciais. Contudo, os cursos online se mantiveram e adaptamos a equipe para trabalho home office.

Neste ponto, o mais importante é entender como o seu negócio é afetado e adaptar a forma de trabalho para preservar a saúde da sua equipe e manter a produtividade.

2. Aproveitar o tempo para pensar e criar estratégias a médio e longo prazo.

Quando mudamos nossa rotina e pausamos algumas coisas que fazemos normalmente, ganhamos tempo para pensar. Esse é o momento perfeito para planejar estratégias e fazer escolhas inteligentes frente à crise. Além disso, nenhum de nós sabe como vai ser a vida depois da COVID-19. Ainda assim, por enquanto, podemos tentar entender como as nossas práticas e diretrizes vão ficar no futuro. Não adianta ter um plano apenas para o momento de isolamento social. Certamente no pós pandemia, teremos novas formas de consumo.

3. Reinventar seus produtos ou serviços.

Se necessário, crie novos produtos ou serviços que condizem com a cultura da empresa. Muitos serviços nasceram no meio de crises econômicas. Como por exemplo o Airbnb, criado na crise mundial de 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk em São Francisco, na Califórnia. Naquela época, muitas pessoas e empresas param para repensar o consumo, levando em consideração a recessão global, novas tecnologias, redes sociais e um novo sentido sobre “compartilhamento”. Como resultado, nasceu uma plataforma para pessoas anunciarem e reservarem acomodações em seus próprios imóveis.

4. Investir em melhorias no seu negócio.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é possível que nos últimos anos seu ritmo de trabalho tenha sido tão intenso que algumas melhorias foram adiadas. Então talvez seja um momento para colocar em prática algumas dessas melhorias. Nesse sentido, na 4ED aproveitamos para atualizar conteúdo, material de apoio dos cursos e criar novos materiais de aprendizado. Também criamos novos cursos e otimizamos a usabilidade do site.

Esta é uma época difícil para todas as pessoas. Espero, assim como todo mundo, que este período de turbulência acabe em breve e que você possa encontrar oportunidades na pandemia para fortalecer seu negócio.

Bom trabalho.