Como administrar sua empresa na pandemia?

Como administrar sua empresa na pandemia

“A habilidade de responder a um evento inesperado, seja ele bom ou ruim, é um indicador primordial da competitividade de uma empresa.” Bill Gates

Diante do cenário de uma crise global, a qual estamos enfrentando no momento, não é fácil acertar nas escolhas para gerir uma empresa.

Principalmente, porque numa pandemia como a Covid-19 o mundo inteiro está sofrendo. Por isso, você precisa encontrar formas de como administrar sua empresa na pandemia.

Não importa o tamanho da sua empresa, seja um negócio de pequeno, médio ou grande porte. Acima de qualquer escolha que você venha a fazer, a principal deve ser cuidar da sua saúde física e psicológica para administrar a saúde do seu negócio.

O desespero não leva a nada e prejudica a tomada de decisões que podem acabar com a sua empresa.

Dicas para administrar sua empresa na pandemia:

1. Organize e reveja seu fluxo de caixa

O mundo parou, a economia também. Para sobreviver, é necessário se adaptar à realidade. Então analise os custos da sua empresa e faça cortes que não são necessários no momento.

Além disso, é fundamental ter um fluxo de caixa para eventos inesperados.

2. Renegocie dívidas antes que elas chegam

Não deixe que as contas virem uma bola de neve. É mais fácil negociar pagamentos a fornecedores se você souber quando e quanto dinheiro irá faltar.

Todo mundo está tentando lidar com os impactos do Coronavírus. Por isso, se organizar seus planos com antecedência será melhor para cada negócio gerir seus impactos.

Mas evite se tornar inadimplente, a saída será mais sofrida.

3. Seja transparente com seus colaboradores

Não esconda o jogo. Como líder de empresa, é seu dever manter a transparência com a equipe. Mostre como seu negócio está sendo impactado pela crise.

Reúna a equipe e prepare o time para encontrar soluções a curto, médio e longo prazo. A crise vai passar, não se sabe quando e vamos seguir nossas vidas depois disso.

Mas isso vai depender da forma como você vai lidar com o momento para fazer as escolhas mais adequadas para administrar sua empresa na pandemia.

4. Enxergue novas oportunidades

Essa é a hora de reinventar produtos e serviços ou até mesmo criar novos. Um exemplo disso é a tendência do e-commerce e delivery que registram aumentos neste momento.

É o restaurante que se concentra na tele-entrega. O varejo que direciona para o e-commerce, seja na sua própria loja virtual ou em marketplaces.

Se até hoje você ainda não vendia produtos na internet, essa é a hora de começar. Sempre existem oportunidades, você só precisa enxergar a sua.

Contudo, você precisa analisar o contexto para entender como a crise está afetando seu negócio. Depois disso, desenhe as possibilidades que sua empresa tem para crescer neste cenário.

Estude mais