“O importante não é a quantidade de páginas que você lê num ano, mas sim o que você aprendeu lendo.” Jandreh Hofstetter

Se você já tem o hábito da leitura, parabéns!

Livros são a melhor maneira de explorar novos assuntos. Não importa o que você irá ler, seja livro impresso ou digital, revista, jornal ou artigos como este. O importante é que a leitura seja prazerosa e um aprendizado na sua vida.

Eu amo tecnologia, mas prefiro livros impressos ao invés de e-books. É uma preferência pessoal pela experiência tátil que o impresso proporciona.

Tornar a leitura um hábito requer disciplina assim como qualquer outra atividade. A curiosidade por novos assuntos torna a leitura um prazer, e depois um hábito. Ler é uma das formas de aprender muito investindo apenas o seu tempo ou o valor do livro. Por isso, quero te incentivar a adquirir o hábito de ler.

4 Dicas para desenvolver o hábito da leitura:

1. Descubra um conteúdo que você goste.

Esse é o ponto de partida. Antes de tudo, para desenvolver o hábito da leitura, descubra o assunto sobre o qual você tem curiosidade. Eu por exemplo, tenho paixão por assuntos relacionados a inovação, design, tecnologias, experiências de usuário, sustentabilidade e empreendedorismo. Experimente começar por livros relacionados ao crescimento pessoal e otimização do seu tempo como por exemplo, o livro Essencialismo do Greg Mckeown.

2. Reserve no mínimo 30 minutos para ler.

Talvez 15 minutos sejam o suficiente para uma leitura rápida. Mas para uma leitura mais densa, recomendo que você reserve entre 30 a 60 minutos para fazer anotações e marcações durante a leitura. Aliás, eu não começo um livro sem marcador de texto ou notas adesivas. Anotar faz com que você pense sobre o que está lendo.

3. Torne o hábito de ler algo prazeroso.

Escolha os assuntos que contribuem com o seu crescimento pessoal e profissional. Forçar uma leitura de um assunto que não é do seu interesse, não adianta. Comece por leituras mais leves e vá evoluindo ao longo da jornada. Defina um objetivo para começar a ler. Sobre o que você quer aprender? Ler sobre um assunto relacionado a um projeto que você esteja desenvolvendo contribui ainda mais no seu aprendizado.

4. Defina um horário para ler.

Faça com que o hábito de ler seja parte da sua rotina. Se possível, com um horário definido. Eu por exemplo, tenho o hábito de ler logo depois do almoço e ocasionalmente no início da manhã. Para mim, é um compromisso de agenda. Adapte o horário para ler de acordo com a sua rotina.

Torne o hábito da leitura um compromisso diário e seu crescimento será exponencial em pouco tempo.