“É a capacidade de escolher que nos torna humanos”. Madeleine L’Engle

O livro essencialismo: a disciplinada busca por menos do Greg McKeown é um daqueles livros que todas as pessoas deveriam ler. Primeiro, porque é um livro que vai mudar a sua maneira de pensar sobre fazer escolhas. Segundo, porque ao ler o livro você vai aprender como fazer melhor apenas fazendo menos.

Nesse sentido, com dicas práticas, Greg mostra como investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa.

Contudo, o essencialismo não trata de fazer mais, trata de fazer as coisas certas e saber escolher para ser excelente naquilo que você faz. São escolhas simples que você pode aplicar na sua rotina para mudar seus hábitos.

O essencialismo trata de estabelecer prioridades

Somos tomados por compromissos, tarefas tanto na profissão como na vida pessoal. Quanto mais escolhas somos forçados a fazer, mas a qualidade das decisões se deteriora. Por isso, depois colocar em prática as dicas do livro, você terá a oportunidade de ser tornar uma pessoa essencialista.

Só quando aprendi a reduzir, simplificar e focalizar no que é essencial, eu consegui eliminar todo o resto. E assim, dar a minha contribuição máxima para àquilo que realmente importa. Hoje, sou uma pessoa que diz não para muitas coisas, tanto profissionais como pessoais.

Por que? Para manter meu foco naquilo que importa no momento. Algo que não me interessa profundamente no momento, será um não. A questão é como será o não. E isso é o que você irá descobrir ao ler o livro do Greg.

Ser essencialista é uma disciplina que devemos aplicar toda vez que tomamos uma decisão e escolher entre dizer sim ou recusar educadamente.

A melhor parte do livro essencialismo: a disciplinada busca por menos, é que você pode identificar várias formas de adaptar as dicas do Greg na sua vida pessoal e profissional.

Este também é um livro que costumo indicar com muita frequência ou até para presentear alguém. Pois acredito que cada um de nós sempre pode se aperfeiçoar mais com hábitos para uma vida melhor e sobrar mais tempo para ficar com aqueles que ama.

Boa leitura.