O melhor do mundo: saiba quando insistir e quando desistir

O melhor do mundo: saiba quando insistir e quando desistir

Este é um livro curto e fácil de ler. Nele, o autor Seth Godin trata sobre quando devemos insistir e quando desistir de um projeto. Tanto na vida profissional quanto na pessoal.

O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção.” Seth Godin

O objetivo de você ler este livro é encarar a possibilidade de desistir como algo positivo. Entender quando devemos desistir de algo e quando vale a pena insistir. Não se trata de derrota mas sim, aprender a abrir mão das coisas com as quais não se importa e se dedicar para coisas mais relevantes.

Desistir não é fracassar

Às vezes podemos estar acomodados com o que ouvimos muito: “Aqueles que desistem nunca vencem e os vencedores nunca desistam.” O fato é que, pessoas de sucesso profissional e pessoal, já desistiram muito na vida. Aliás, o que mais elas fazem é desistir. A diferença é que elas sabem a hora certa de desistir das coisas certas.

Certamente a maioria das pessoas desistem. O problema é que elas desistem na hora errada. Na verdade, a sociedade parte do princípio que você vai desistir. Por isso, o que você precisa aprender são na verdade os fatores que estimulam a desistência. E assim você terá mais condições de enfrentá-los e fazer escolhas mais adequadas.

Quando desistir

É sobre isso que o livro trata. Não é sobre ser o melhor do mundo, mas ser o melhor naquilo que você faz. Saber a hora certa de desistir de uma ideia ou um projeto. Seja na vida pessoal ou profissional, sempre temos que desistir. Desistir de coisas menos importantes para concentrar nossas energias em algo que vale a pena.

Desistir é difícil. Isso exige reconhecer várias coisas sobre você mesmo. Eu mesmo já desisti de muitas coisas. Ainda desisto muito, o tempo todo. Contudo, o que faço antes de começar algo novo, é avaliar em quais circunstâncias estarei disposto a desistir. Assim, considero cada dificuldade a ser enfrentada antes mesmo de começar. Assim, quando já estou no meio do projeto e acontecer algo que possa me fazer desistir, tenho mais sabedoria se aceito a perda ou se continuo insistindo porque realmente é algo que vale a pena.

Quando insistir

A lição de Seth Godin é simples: se você tem um talento, use-o. Concentre suas energias para ser o melhor naquilo que você sabe fazer. Mas, isso só será possível se você canalizar todos os recursos e desistir de todas as outras coisas menos importantes. Seja na carreira ou na vida, manter o foco sempre vai gerar o melhor resultado.

Eu realmente gosto muito da abordagem do Seth neste livro porque é direto e faz você refletir. Espero que as ideias de Seth no livro o melhor do mundo contribuam para suas escolhas em desistir ou insistir.

Estude mais