A quarta revolução industrial

A Quarta Revolução Industrial

Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é um conceito criado pelo diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

Em seu livro “A quarta revolução industrial”, Klaus mostra como a indústria atingiu uma quarta fase. Trata-se de uma revolução diferente das anteriores que já vivenciamos. Principalmente pela velocidade, a amplitude e a profundidade que a quarta revolução nos faz repensar o que significa ser humano e como criar valor.

A velocidade da inovação em termos de desenvolvimento está cada vez mais rápida. Em consequência disso, mudamos a forma como nos relacionamos, vivemos e como trabalhamos. Um exemplo disso são marcas como Airbnb, Alibaba e Uber que marcaram uma mudança de paradigma e hoje são nomes familiares.

Segundo Klaus, “a quarta revolução industrial tornou possível a existência de novos produtos e serviços que aumentam, sem praticamente nenhum custo, a eficiência de nossas vidas como consumidores”.

Por que ler sobre a quarta revolução industrial?

Em resumo, neste livro você vai compreender as características da quarta revolução industrial e também os impactos gerados aos negócios, a economia e a sociedade. Enquanto por um lado temos grandes avanços tecnológicos, robótica e inteligência artificial, por outro lado temos a consequência dessas tecnologias na sociedade com o aumento de desemprego.

Estamos num momento em que a automação esta cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja no trabalho ou em casa através de dispositivos inteligentes que executam tarefas com base em dados. Além disso, a forma como trabalhamos está cada vez mais organizada de forma coletiva e remota.

Apesar do mundo estar cada vez mais hiperconectado, ainda podemos moldar o futuro das próximas gerações de uma forma que beneficie toda sociedade. Recomendo este livro e espero que nesta leitura, você encontre insights e visualize oportunidades para sua carreira e vida pessoal.

Por fim, este livro “A quarta revolução industrial” também está na minha recomendação de leitura para o inverno 2020.

Boa leitura.

Estude mais