A Quarta Revolução Industrial

A quarta revolução industrial

Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é um conceito criado pelo diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab.

Em seu livro “A quarta revolução industrial”, Klaus mostra como a indústria atingiu uma quarta fase. Trata-se de uma revolução diferente das anteriores que já vivenciamos. Principalmente pela velocidade, a amplitude e a profundidade que a quarta revolução nos faz repensar o que significa ser humano e como criar valor.

A velocidade da inovação em termos de desenvolvimento está cada vez mais rápida. Em consequência disso, mudamos a forma como nos relacionamos, vivemos e como trabalhamos. Um exemplo disso são marcas como Airbnb, Alibaba e Uber que marcaram uma mudança de paradigma e hoje são nomes familiares.

Segundo Klaus, “a quarta revolução industrial tornou possível a existência de novos produtos e serviços que aumentam, sem praticamente nenhum custo, a eficiência de nossas vidas como consumidores”.

Por que ler sobre a quarta revolução industrial?

Em resumo, neste livro você vai compreender as características da quarta revolução industrial e também os impactos gerados aos negócios, a economia e a sociedade. Enquanto por um lado temos grandes avanços tecnológicos, robótica e inteligência artificial, por outro lado temos a consequência dessas tecnologias na sociedade com o aumento de desemprego.

Estamos num momento em que a automação esta cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja no trabalho ou em casa através de dispositivos inteligentes que executam tarefas com base em dados. Além disso, a forma como trabalhamos está cada vez mais organizada de forma coletiva e remota.

Apesar do mundo estar cada vez mais hiperconectado, ainda podemos moldar o futuro das próximas gerações de uma forma que beneficie toda sociedade. Recomendo este livro e espero que nesta leitura, você encontre insights e visualize oportunidades para sua carreira e vida pessoal.

Por fim, este livro “A quarta revolução industrial” também está na minha recomendação de leitura para o inverno 2020.

Boa leitura.

Estude mais

Livros

A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos

A lógica do consumo é uma leitura interessante tanto para profissionais de marketing como também para quem quer entender o ...
Insights

Prompt Mestre para o chatGPT

Você quer utilizar ao máximo a inteligência artificial para o seu dia a dia mas tem dificuldade para lidar com ...
Negócios

Quais os princípios para uma boa oferta?

Existem vários princípios que podem contribuir para uma boa oferta, mas alguns dos mais importantes incluem:
Educação

A capacidade de se adaptar à mudanças

Precisamos ousar mais sem acertar na primeira tentativa. A criatividade tem que começar em alguma parte. É assim que deve ...