A lógica do consumo é uma leitura interessante tanto para profissionais de marketing como também para quem quer entender o que nos desperta o desejo de comprar.

Em resumo, é uma leitura fácil e rápida. Tanto que, o livro a lógica do consumo está na minha recomendação de livros para ler no inverno 2020.

Neste livro, o autor Martin Lindstrom mostra através do neuromarketing o comportamento do consumidor. Isto é, com mapeamentos de áreas do cérebro humano para tentar entender os motivos sobre por que compramos.

Um dos exemplos que Martin apresenta no livro a lógica do consumo é o das imagens usadas em maços de cigarros. Enquanto marcas como Marlboro começaram a usar imagens como forma de advertir o uso do cigarro, na verdade geravam mais desejo de consumo nos fumantes.

A publicidade está cada vez mais presente em nosso cotidiano. São anúncios em todas as direções, tanto online como também nos outdoors e impressos espalhados pelas ruas.

O que nos faz refletir se essa poluição visual realmente é eficaz. Por isso, ao ler o livro a lógica do consumo, você vai compreender mais sobre como funciona o nosso cérebro e o que nos faz despertar o interesse pelo consumo.

Neste livro, Martin traz resultados de uma profunda pesquisa realizada por ele na área da neurociência. Como resultado, o autor comprova que nem sempre o que dizemos é o que queremos. E que pesquisas de mercado nem sempre são a melhor forma de entender o que o consumidor de fato quer.

Por fim, você vai compreender que uma das tendências de propaganda cada vez mais forte é a publicidade gerada pelo consumidor. Anúncios criados por e com consumidores comuns para estabelecer uma conexão e nos identificar mais facilmente.

Boa leitura.