A capacidade de se adaptar à mudanças - designer Jandreh Hofstetter

A capacidade de se adaptar à mudanças

Precisamos ousar mais sem acertar na primeira tentativa. A criatividade tem que começar em alguma parte. É assim que deve ser.

Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança. Stephen Hawking

Em dezembro de 2019 tivemos na 4ED a primeira estudante na modalidade online ao vivo. Como ela residia em Portugal, a única solução foi transmitirmos o conteúdo das aulas através de videochamadas com o Google Meet. E surpreendentemente o resultado foi ótimo.

Desde lá, começamos a testar formas de como poderíamos disponibilizar o formato online também em turma. Nesse sentido, o desafio maior era manter uma experiência de aprendizado eficaz e com interação entre colegas e professores.

Inesperadamente em março de 2020, a pandemia nos fez antecipar esse projeto. Paralisamos os cursos presenciais e corremos contra o tempo para proporcionar um aprendizado eficaz na modalidade online.

Com muita dedicação, hoje na 4ED podemos garantir a mesma qualidade nos cursos nas duas modalidades, presencial e ao vivo. Chegar até aqui foi um resultado de grandes esforços e adaptações.

Afinal, é da natureza humana nos adaptarmos sempre.

Entretanto, não temos como comparar um curso presencial com o online, isso é fato. Afinal, são duas experiências diferentes.

Da mesma forma, é como comparar livros impressos com e-books. Embora seja o mesmo conteúdo, são experiências distintas.

Mas uma coisa é certa: sem dúvida, concentraremos sempre a nossa energia para proporcionar a melhor forma de aprendizado independente da modalidade ou formato.

Pois o que realmente importa é o que nossos estudantes vão aprender e como isso fará diferença em suas carreiras.

Criar, testar, adaptar e reinventar

A pandemia certamente acelerou a conectividade digital. Ou seja, tornou-se comum e fácil fazer videochamadas. E com isso vimos uma popularização em lives e cursos online ao vivo.

Foi então que nos deparamos com outro desafio. Quebrar o paradigma sobre as frustrações de estudantes referente a ineficácia dos cursos online em outras instituições.

Mas com a nossa capacidade de nos adaptarmos e criatividade, conseguimos solucionar. Bem como, criar um ambiente com interação entre profissionais e estudantes.

Por fim depois de tudo isso, sou grato por cada esforço da equipe e todas as noites não dormidas para criar a melhor experiência de aprendizado possível.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Estude mais

Apaixonados por design

Apaixonados por design antes de um slogan e uma marca é um propósito que representa a paixão e entusiasmo para