A capacidade de se adaptar à mudanças - designer Jandreh Hofstetter

A capacidade de se adaptar à mudanças

Precisamos ousar mais sem acertar na primeira tentativa. A criatividade tem que começar em alguma parte. É assim que deve ser.

Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança. Stephen Hawking

Em dezembro de 2019 tivemos na 4ED a primeira estudante na modalidade online ao vivo. Como ela residia em Portugal, a única solução foi transmitirmos o conteúdo das aulas através de videochamadas com o Google Meet. E surpreendentemente o resultado foi ótimo.

Desde lá, começamos a testar formas de como poderíamos disponibilizar o formato online também em turma. Nesse sentido, o desafio maior era manter uma experiência de aprendizado eficaz e com interação entre colegas e professores.

Inesperadamente em março de 2020, a pandemia nos fez antecipar esse projeto. Paralisamos os cursos presenciais e corremos contra o tempo para proporcionar um aprendizado eficaz na modalidade online.

Com muita dedicação, hoje na 4ED podemos garantir a mesma qualidade nos cursos nas duas modalidades, presencial e ao vivo. Chegar até aqui foi um resultado de grandes esforços e adaptações.

Afinal, é da natureza humana nos adaptarmos sempre.

Entretanto, não temos como comparar um curso presencial com o online, isso é fato. Afinal, são duas experiências diferentes.

Da mesma forma, é como comparar livros impressos com e-books. Embora seja o mesmo conteúdo, são experiências distintas.

Mas uma coisa é certa: sem dúvida, concentraremos sempre a nossa energia para proporcionar a melhor forma de aprendizado independente da modalidade ou formato.

Pois o que realmente importa é o que nossos estudantes vão aprender e como isso fará diferença em suas carreiras.

Criar, testar, adaptar e reinventar

A pandemia certamente acelerou a conectividade digital. Ou seja, tornou-se comum e fácil fazer videochamadas. E com isso vimos uma popularização em lives e cursos online ao vivo.

Foi então que nos deparamos com outro desafio. Quebrar o paradigma sobre as frustrações de estudantes referente a ineficácia dos cursos online em outras instituições.

Mas com a nossa capacidade de nos adaptarmos e criatividade, conseguimos solucionar. Bem como, criar um ambiente com interação entre profissionais e estudantes.

Por fim depois de tudo isso, sou grato por cada esforço da equipe e todas as noites não dormidas para criar a melhor experiência de aprendizado possível.

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Estude mais

Leia todos os dias

Leia todos os dias um capítulo ou uma parte de um livro que te inspira e te ajude a se

Caracteres especiais

Lista com mais de 4000 caracteres especiais como por exemplo, letras e símbolos html.