Jandreh Hofstetter

Designer, empreendedor, inventor

Catarinense, graduado em design de produto e especialista em design industrial de móveis, iniciei minha carreira aos 16 anos como estagiário num escritório de engenharia e arquitetura.

Naquela época também comecei a fazer desenhos de projetos arquitetônicos para engenheiros e arquitetos que me contratavam para desenhar as perspectivas externas dos projetos.

Até os 22 anos, trabalhei como desenhista arquitetônico. Com 22 anos comecei a empreender, com escritório de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, interiores e empresa do segmento de móveis.

Aos 24 anos iniciei a docência, como professor nos curso de design e arquitetura da Unoesc e nos cursos de criação do Senac/SC.

Desde então meu propósito tem sido ensinar e compartilhar conhecimentos. Por isso, junto com minha esposa e filha de 3 meses na época, mudamos para Porto Alegre em janeiro de 2010 para iniciar o mestrado em design. Naquela época, eu ministrava aulas particulares de softwares e criação de projetos a domicílio.

Durante esse período, desenvolvi a metodologia de Ensino 4.0, resultado de uma pesquisa com objetivo de encontrar novas formas de aprendizado orientadas para o que queremos aprender. Foi com esse insight que nasceram os inúmeros cursos da 4ED, como elementos que contribuem para quem deseja criar e projetar.

Em 2011, junto com minha sócia e esposa, no segundo andar de uma casa num espaço de 24 metros quadrados e com capital de apenas 3 mil reais, fundamos a 4ED escola de design em Porto Alegre.

Hoje, ainda com sede física em Porto Alegre, nos cursos presenciais já recebemos estudantes de quase todos os estados brasileiros. Além disso, nos cursos online já ensinamos para pessoas de diversos países.

Foram muitos desafios enfrentados, e tenho orgulho de olhar para trás e ver tudo o que construímos. Certamente, minha paixão pelo que faço é um dos ingredientes. A paixão por inspirar as pessoas em aprender a criar.
Sem dúvida, estamos apenas no começo de uma jornada.